
Depois de sete meses sem atividades, salas de cinema em shoppings do Distrito Federal retomarão o funcionamento a partir desta quinta-feira (22). Na última segunda (19), o governador Ibaneis Rocha (MDB) publicou decreto em que retira a exigência da alternância entre as fileiras ocupadas em cinemas, igrejas, templos religioso e teatro da capital, segundo informações do Metrópoles.
Após a decisão do Governador, algumas empresas responsáveis por salas de cinemas no Distrito Federal decidiram reabrir. As salas de cinema terão que cumprir medidas de segurança para evitar o contágio pelo novo coronavírus.
A retomada das atividades ocorre após o segmento registrar queda de 70% na bilheteria quando comparado com 2019, segundo dados da Agencia Nacional do Cinema (Ancine).
Leia também: Saiba como está a reabertura do setor cultural em cada estado brasileiro
Neste primeiro momento do retorno, a programação vai se alternar entre novidades e filmes clássicos. Entre os lançamentos, as produções mais aguardadas são o thriller de espionagem Tenet, o novo longa do diretor Christopher Nolan, e Novos Mutantes – uma produção do universo X-Men que passou por diversos adiamentos. O público infantil poderá conferir a animação SCOOBY! O Filme. Outra opções de estreia são A Verdadeira História de Ned Kelly e Breve Miragem de Sol.
Desde setembro, o setor cultural brasileiro vem criando regras para reabertura, a partir do processo de reabertura econômica e da flexibilização do isolamento social em todo o país, com a liberação de eventos e atividades de lazer.