
De acordo com um levantamento da Revista Fórum desta segunda-feira (10), a tensão entre as comunidades pró-Lula e pró-Bolsonaro se aprofundou com a proximidade do segundo turno. Contudo, o campo de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) teve de responder e explicar apoios à candidatura presidencial da extrema direta.
Leia também: TCU aponta corrupção no governo Bolsonaro com fraude de R$1bi em licitações
A comunidade pró-Lula desferiu fortes críticas ao apoio do goleiro Bruno, condenado por assassinar a sua namorada, Eliza Samudio, e da intenção de Bolsonaro, caso reeleito, de nomear o ex-presidente Fernando Collor — que foi cassado por corrupção em 1992 —, ministro em um eventual segundo mandato.
No caso do goleiro Bruno, internautas apontaram para a hipocrisia do discurso bolsonarista, que se diz defensor da família e “de bem“, mas caminha com figuras como o ex-jogador.
"quero o melhor pro meu filho"
— rafa (@rafajihrane) October 8, 2022
era de bom tom não ter mandado matar a mãe dele então https://t.co/ndlGwQxWiL
Por sua vez, a aliança de Collor com Bolsonaro serviu como alerta, pois, caso o presidente seja reeleito, deve nomear o ex-presidente, que foi cassado por escândalo de corrupção, confisque dinheiro dos cidadãos como fez durante a sua gestão nos anos 1990. A comunidade pró-Lula obteve 62% de menções no Twitter.
ATENÇÃO!
— Juliano Medeiros (@julianopsol) October 9, 2022
O ex-presidente Collor, afastado por corrupção trinta anos atrás, será ministro de Bolsonaro caso ele seja reeleito. Quem gosta de corrupto por perto é ele! #CollorministrodoBolsonaro pic.twitter.com/xM6vMw9Xff
Campo bolsonarista
Entre a comunidade pró-Bolsonaro prevaleceu a disseminação de fakes news e o uso do vitimismo, pois, os militantes de extrema direita se dizem “perseguidos pelo poder judiciário”. A comunidade pró-Bolsonaro teve das 33% citações.
Lula estimula invadir casas nas cidades… regular os meios de comunicação e queimar muitos pneus. pic.twitter.com/1nHKhkDnS0
— Bia Kicis (@Biakicis) October 9, 2022
Apoiadores de Bolsonaro intensificam ataques contra o STF
Houve destaque para adesões ao bolsonarismo, principalmente no Nordeste, com destaque para prefeitos da Paraíba. Bolsonaristas levantaram outro vídeo de Mara Gabrilli, desta vez mais antigo, falando do caso Celso Daniel e fazendo ilações em relação ao Lula.
Em dois destaques foi postado vídeo de Lula supostamente incentivando invasões, queima de pneus e controle dos meios de comunicação. Houve reclamações sobre decisões do TSE de retirar desinformação das redes, com alegações de que a corte é favorável à esquerda e promove censura e perseguição à direita.
Estamos numa democracia. Só vão cortar sua língua se vc pronunciar palavras inconvenientes como Celso Daniel, Daniel Ortega (evite Daniel), PCC, ex-presidiário, ladrão, urna do Butão, triplex, pixuleco, descondenado, pilantra e Lula (Lula lá pode). Está tudo normal, confie no TSE
— Guilherme Fiuza (@GFiuza_Oficial) October 9, 2022
Para compor a análise, a Revista Fórum analisiou 2.127.742 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas: lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, lula, bolsonaro, @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, plnacional_.
