
O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), garantiu que a senadora Simone Tebet (MDB-MS) tem uma vaga na Esplanada dos Ministérios no próximo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A conversa teria acontecido durante um jantar promovido pelo ex-presidente do Senado e deputado federal eleito, Eunício Oliveira (MDB-CE).
No jantar, emedebistas fizeram queixas à resistência do PT a ceder uma pasta importante na área social à ex-candidata à Presidência.
Não há, no entanto, uma definição de qual pasta Tebet irá ocupar. A preferência da parlamentar é pelo Ministério do Desenvolvimento Social, que abrange a coordenação de programas sociais, sendo o Bolsa Família o principal. Entretanto, o ministério está em disputa acirrada também pelo PT, que está pressionando Lula a não entregá-la ao MDB.
Além de Simone Tebet, também estiveram no encontro o presidente do partido, Baleia Rossi, os senadores Renan Calheiros (AL), Jader Barbalho (PA), Eduardo Braga (AM) e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.
Lula convida Camilo Santana para Educação
O presidente diplomado Lula convidou o ex-governador e senador eleito Camilo Santana (PT-CE) para assumir o Ministério da Educação. O convite teria sido feito na segunda-feira (12), durante uma reunião em Brasília, junto do deputado federal José Guimarães (PT-CE) e do governador eleito do Ceará, Elmano de Freitas (PT).
O convidado só não aceitou ainda a proposta, porque depende de uma conversa com a atual governadora do estado, Izolda Cela. Ela era um dos nomes cotados para assumir a pasta, mas agora deverá ficar responsável pela Secretaria de Educação Básica no futuro governo. A mudança de nome teria se dado após a bancada do PT do Ceará reivindicar a pasta, segundo apuração da Folha de S. Paulo.