
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), anunciou nesta sexta-feira (24) que compôs sua equipe com 50% de representação feminina. A diretriz de dar visibilidade a mulheres em áreas centrais dos ministérios foi dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e prometida durante o período de campanha.
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Estão no time as secretárias da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Marcela Carvalho, de Competitividade e Política Regulatória, Andrea Macera, e de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, além da secretária-executiva adjunta, Aline Damasceno.
Entre os homens, a equipe de assessores tem o ex-governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB) como secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria, além de Uallace Moreira, secretário de Desenvolvimento Industrial, Comércio, Serviços e Inovação, Milton Coelho, secretário de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo, e Márcio Elias Rosa, secretário-executivo.
Alckmin defende aumentar mistura de biodiesel no diesel
Geraldo Alckmin também defendeu, nesta sexta-feira, o aumento do percentual de biodiesel a ser acrescido no diesel. Atualmente, a adição obrigatória de biodiesel está em 10%, abaixo do percentual estabelecido na Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio).
Foi uma das diversas medidas adotadas pelo governo Bolsonaro para baixar o preço do diesel. O governo Lula decidiu manter o percentual de 10% até março, quando deverá ser decidido se a mistura volta a subir e para qual percentual.
Nesta sexta, Alckmin defendeu que a mistura aumente. “Nós precisamos aumentar o percentual do bio no diesel. Está em 10%, já foi 13%, foi reduzido no governo passado para 10%. Isso prejudica o meio ambiente, prejudica a indústria, gera menos emprego, agrega menos valor. Então é importante a retomada do bio no diesel, você melhora o diesel, ajuda o meio ambiente, diminui emissão de carbono”, afirmou, após reunião com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
O aumento da mistura, contudo, pode ter impacto no preço do diesel vendido ao consumidor, devido aos custos das matérias-primas do biodiesel, em especial da soja.