
A Semiótica como ferramenta de análise do racismo midiático será tema do minicurso “Racismo e Mídia no Brasil: uma abordagem semiótica”, que acontece de forma online nos dias 27 e 28 de junho. A ideia do minicurso, introdutório, é fornecer instrumentos teóricos e metodológicos para a análise de discursos midiáticos no Brasil, partindo da perspectiva antirracista. Inscrições pelo seguinte email: [email protected]
A iniciativa é dos jornalistas Bruna Rocha e Cássio Santana, pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (PósCom/UFBA). Ambos apontam que na atualidade, os “dispositivos tecnológicos no cotidiano têm potencial de aprofundar ainda mais a dimensão midiatizada das relações sociais , trazendo novas formas de de disputas e desigualdades que se reproduzem e se transmutam”.
A formação parte da discussão sobre noções gerais de semiótica, alcançando estudos da imagem e análise do discurso, com o propósito de estimular um olhar crítico sobre a dimensão racializada dos produtos midiáticos.
O minicurso tem carga horária de quatro hora e as inscrições devem ser feitas por meio de formulário online e o investimento é de R$ 50. Após o pagamento, o inscrito receberá um e-mail com o endereço da plataforma onde o minicurso será ministrado.
Como será o minicurso?
Dia 27/6 – Aula expositiva: Apresentação dos conceitos fundamentais para a reflexão sobre o racismo midiático, desde uma perspectiva semiótica.
Dia 28/6 – Aula metodológica: Apresentação de categorias, operadores teórico-metodológicos e estratégias de análise de conteúdos midiáticos pré-selecionados e indicados na ementa.
Quem vai ministrar o minicurso?

Bruna Rocha é jornalista, escritora, ativista digital e mestranda do PósCom/UFBA. É integrante do Centro de Estudo e Pesquisa em Análise do Discurso e Mídia (Cepad) e do Grupo de Pesquisa em Teorias da Comunicação da Sociedade Brasileira de Ciências da Comunicação (Intercom). Mulher negra, ela pesquisa a relação entre Acontecimento, Mediatização e Discurso, a partir da cobertura do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, nos jornais O Globo e Folha de S. Paulo.
Cássio Santana é jornalista, escritor, mestre e doutorando pelo PósCom/UFBA, membro da coordenação do Centro de Comunicação, Democracia e Cidadania (CCDC/UFBA) e do Cepad/UFBA.
Serviço:
Minicurso: “Racismo e Mídia no Brasil: uma abordagem semiótica”
Quando: 27 e 28 de junho, das 14h às 16h
Investimento: R$ 50
Para mais Informações e inscrições: [email protected]
Com informações de Alma Preta