
O coletivo “Mulheres que Fazem Arte” (MQFA) está recebendo inscrições para as primeiras edições de 2021 da feira de economia criativa feminina, iniciativa realizada desde 2018. O encontro tem como objetivo promover artesãs, artistas, cozinheiras e costureiras. Interessadas podem preencher o formulário que está disponível no perfil do Instagram da organização.
Leia também: Festival Latinidades Pretas abre inscrições para empreendedores negros, indígenas e LGBTQIAP+
Devido à pandemia do coronavírus, este ano serão realizadas duas edições da feira, uma online, com início em 13 de março e, uma presencial, prevista para começar no dia 27 do mesmo mês. Na versão virtual, os artefatos e performances serão divulgados nas redes da Mulheres que Fazem Arte e na das participantes. Já na segunda etapa, os trabalhos poderão ser apreciados e adquiridos na Avenida Artemia Pires, Cond. Terra Nova 1, casa 608, Feira de Santana (BA).
Critérios Sociais
As inscrições são gratuitas e, para evitar aglomerações, as vagas estão limitadas a dez expositoras em cada um dos ciclos de exposição. Por isso, foi necessária a criação de “critérios sociais de desempate”, como explica a ficha de inscrição. “Havendo número maior de inscritas, serão consideradas prioritárias: alunas e professoras da rede municipal de ensino público, mulheres negras, mulheres mães e mulheres LGBT+”.
Em entrevista ao Portal Gongogi, Heloísa Lima, idealizadora do projeto, falou sobre a criação da feira e a importância destes espaços no desenvolvimento econômico e social das participantes.
“Acreditamos que uma das formas de se alcançar o empoderamento feminino é pensando no coletivo e impulsionando projetos feitos por outras mulheres”, afirmou.
Com informações do G1