
O presidente do PSB, Carlos Siqueira, criticou nessa quinta-feira (14) a postura errática que o presidente Jair Bolsonaro tem apresentado durante a condução da crise pandêmica. Na próxima terça, 19 de maio, os partidos PSB, PDT, Rede e PV realizarão o ato “Janelas pela Democracia: Impeachment Já”. O evento, que será transmitido online, tem o objetivo de defender a democracia e demonstrar apoio aos pedidos de impeachment contra Jair Bolsonaro (sem partido).
“O evento é importante porque precisamos mobilizar a opinião pública”, afirma. Para Siqueira o impeachment “não é algo que cai do céu e nasce no Parlamento”, diz. “Se ele [o impeachment] não tiver apoio favorável na opinião pública, não anda, é preciso mobilizar a população, levar essa mensagem por meio virtual”, analisou.
O dirigente socialista também criticou a postura do presidente em desrespeito às regras de isolamento social recomendadas por cientistas, médicos e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Desde o início, é muito impressionante que ele tenha coragem de não seguir regras da OMS, projetando a imagem do Brasil de forma tão complicada. A postura de Bolsonaro revela uma despreocupação real com a vida, é lamentável”, afirmou Siqueira.
O evento “Janelas pela Democracia: impeachment já” contará com a presença de artistas, intelectuais e lideranças políticas e será transmitido na página do PSB no Facebook a partir das 18h30.
PSB pede impeachment
Em abril, parlamentares do PSB apresentaram à Câmara um pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro.
O documento aponta 11 crimes de responsabilidade cometidos pelo presidente e foi dividida em três capítulos: dos crimes de responsabilidade denunciados pelo ex-ministro Moro, dos crimes de responsabilidade contra a democracia e as instituições; e dos crimes de responsabilidade relacionados à pandemia da covid-19. Também fundamenta como Jair Bolsonaro nunca portou-se à altura do cargo.