
O deputado federal Luciano Ducci (PSB-PR) apresentou requerimento para que seja concedido “Voto de Louvor” em homenagem ao Sistema Único de Saúde (SUS) e seus profissionais pelo trabalho que vem sendo realizado pela categoria durante a pandemia da Covid-19
Leia também: Luciano Ducci pede vacinação prioritária para trabalhadores da educação
“Esses profissionais estão expostos diariamente a alta carga viral trabalhando, muitas vezes, em condições precárias, encarando rotinas exaustivas e lidando com falta de equipamentos e insumos nos seus locais de trabalho. Vivem em constante estresse e têm adoecido de forma alarmante durante a pandemia”, afirma Ducci no documento.
De acordo com o Regimento Interno da Câmara, o Voto de Louvor poderá ser concedido apenas para acontecimentos de alta significação nacional. Ao divulgar a iniciativa em sua página do Twitter, o parlamentar justificou a honraria e disse que os profissionais “estão há 344 dias incansavelmente na linha de frente do combate à pandemia causada pela Covid-19. É preciso reconhecer e render homenagens a esses heróis”.
Agentes do SUS na pandemia
Ainda na justificativa do pedido, Ducci lembrou que o SUS “respondeu prontamente” às necessidades surgidas com o novo vírus e, mesmo com as dificuldades apresentadas o serviço foi essencial para assegurar que o número de mortes não fosse ainda maior. Ele também destacou que, a partir do momento em que o país possuir quantidades suficientes da vacina, serão os que atuam no Plano Nacional de Imunizações do órgão que irão realizar a logística correta na distribuição e aplicação dos imunizantes.
Leia também: Molon denuncia gestão de Bolsonaro após Saúde dizer que avanço da Covid era imprevisível
“Apesar do perigo da contaminação, do medo constante, do cansaço, do desgaste emocional e psicológico, da falta de solidariedade de parte da população – que desrespeita as regras de segurança para evitar a circulação do novo coronavírus – e de todas as dificuldades adicionais que encontram no exercício de sua atividade, esses profissionais têm atuado como verdadeiros heróis”, afirma.