
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reagiu às críticas pelo quarto aumento sucessivo no preço da gasolina e pelo terceiro do diesel apenas este ano. Na tradicional live semanal desta quinta-feira (18), o mandatário anunciou isenção de impostos federais sobre gás e diesel e mudanças na Petrobras.
O presidente informou que, em reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, decidiu zerar por dois meses, a partir de 1º de março, o PIS/Cofins que incide sobre o diesel. Ele também anunciou que vai zerar tributos federais que incidem sobre o gás de cozinha.
Leia também: Rejeição ao governo Bolsonaro chega a 48%, aponta pesquisa
Durante a transmissão, Bolsonaro chamou de abusivo o aumento do preço do diesel e da gasolina anunciado nesta quinta-feira pela Petrobras e que valem a partir desta sexta-feira (19).
Ameaças ao presidente da Petrobras
O chefe do Executivo fez ainda ameaças ao presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco. Sem entrar em detalhes, prometeu mudanças na petroleira.
“Mas eu não posso interferir nem iria interferir na Petrobras. Se bem que alguma coisa vai acontecer na Petrobras nos próximos dias. Você tem que mudar alguma coisa, vai acontecer.”
Jair Bolsonaro
Pressionado em suas redes sociais, Bolsonaro voltou a cobrar de governadores a redução do ICMS, imposto estadual.
Leia também: Bolsonaro envia à Câmara projeto que unifica ICMS de combustível
”Temos agora que achar uma maneira de mostrar à população quanto é o ICMS de cada estado e sobra, então, uma margem de lucro da distribuidora, né, e o valor da distribuição. Para o pessoal saber quem é que, realmente, porventura está abusando aí para vender o gás na ponta da linha.”
Jair Bolsonaro
Silêncio de Bolsonaro sobre Daniel Silveira
Ao longo de quase uma hora de live, Bolsonaro ignorou a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ).
Leia também: Câmara analisa nesta sexta (19) medida do STF contra deputado Daniel Silveira
O silêncio persistiu mesmo diante da crescente pressão por parte de apoiadores nas redes sociais — e nos comentários da transmissão — por uma manifestação do presidente contra a decisão do Supremo Tribunal Federal.
Com informações de O Globo