
A próxima quinta-feira (4) marcará o retorno da campanha Janelas pela Democracia, iniciativa que reunirá uma série de eventos online para debater a necessidade e a urgência da abertura do processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Desde a primeira edição, o projeto é promovido pelo PSB, PDT, Rede, PV e Cidadania.
Criador da ação, o presidente do PSB, Carlos Siqueira, ressaltou que a nova edição do evento ocorrerá “para mais uma vez reafirmar a necessidade de trilhar o caminho legal, pacífico e democrático do Impeachment de Bolsonaro”.
“Diante de tantas agressões à vida, à democracia, à moralidade pública e à própria liturgia do cargo que infelizmente ocupa, o partidos da esquerda democrática brasileira, não podem se omitir”, declarou
a Comissão Executiva Nacional do PSB reiterou a necessidade da formação de uma “amplíssima” frente em defesa da democracia diante do avanço do “fundamentalismo” de extrema-direita do governo de Jair Bolsonaro (sem partido), que “ainda não se realizou em nenhum outro lugar do mundo”.
A proposta do Janelas Pela Democracia surgiu ainda em junho de 2020, durante a pandemia da Covid-19, por sugestão de Siqueira. Em reunião conduzida pelo presidente do PSB, o colegiado reiterou a necessidade de formar uma “amplíssima” frente em defesa da democracia diante do avanço do “fundamentalismo” de extrema-direita do governo Bolsonaro.
O encontro contou com as presenças dos governadores Paulo Câmara (Pernambuco) e Renato Casagrande (Espírito Santo), dos ex-governadores Rodrigo Rollemberg, Ricardo Coutinho, Márcio França e João Capiberibe, do vice-presidente de Relações Governamentais do PSB, Beto Albuquerque, além de deputados federais, senadores, prefeitos e representantes dos seis segmentos sociais da sigla.
Janelas Temáticas
Promovido desde agosto do ano passado, o último Janelas teve como tema a criação de uma legislação específica sobre as fake news e a regulação das plataformas e das redes, além de educar a população para um novo processo de comunicação nesses ambientes virtuais.
Defendido pela deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), relatora da CPMI das Fake News no Congresso, o evento contou com a participação da ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o presidente nacional do PV, José Luiz Penna, o vice-presidente nacional do PDT, Ciro Gomes, e o deputado federal Orlando Silva (PCdoB).