
Última cidade do país a ir às urnas em 2020, Macapá define neste domingo (20) o novo prefeito. O pleito foi adiado por falta de segurança em função da crise energética que deixou o Amapá às escura em novembro. A votação do 2º turno ocorre das 7h às 17h.
Concorrem ao cargo o empresário e jornalista Josiel (DEM) e o médico e deputado estadual Dr. Furlan (Cidadania). No 1º turno, no dia 6, Josiel teve 29,47% dos votos válidos e Dr. Furlan ficou com 16,03%.
São 292,7 mil eleitores aptos ao voto em 703 seções eleitorais. No 1º turno, a abstenção ficou em 25,81%, com 75,5 mil eleitores que não votaram. Foi o maior número de faltosos já registrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na capital.
Perfil dos candidatos
Josiel é irmão do presidente do Congresso Nacional, o senador Davi Alcolumbre, também do DEM, de quem é o 1º suplente no Senado. Após o resultado, ele alegou que “apanhou o tempo todo” de lideranças que, segundo ele, “não concordavam e sempre pregavam o ataque”.
No plano de governo, Josiel promete melhorias para áreas como educação, saúde e ainda investimentos na segurança pública e infraestrutura urbana.
Dr. Furlan é deputado estadual pelo Amapá, desde 2010, mas declara ao TSE a ocupação de médico. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 2.305.027,62. A vice é Monica Penha, do MDB.
O plano de governo de Dr. Furlan se baseia em cumprir metas percentuais para áreas como saúde e educação, por exemplo. Ele também promete melhorar serviços administrativos municipais e otimizar os gastos públicos.
Com informações do G1