
Cinco museus ligados à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) reabrem nesta sexta-feira (18). A portaria, que permite a retomada gradativa das atividades, foi publicada nessa quinta-feira (17). Nesta primeira semana, os seguintes espaços voltam a receber visitantes semanalmente, durante 3 dias: Museu Nacional da República, Museu Vivo da Memória Candanga (MVMC), Centro Cultural Três Poderes (CC3P) – que integra o Panteão da Pátria, o Espaço Lúcio Costa e o Museu da Cidade.
De acordo com a Agência Brasília, na próxima sexta (25) entram no programa de reabertura o Memorial dos Povos Indígenas (MPI) e o Espaço Oscar Niemeyer (EON). Os dias de funcionamento serão sexta, sábado e domingo.
Desde março os museus estavam fechados, quando ocorreram as primeiras medidas de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus em Brasília.
Antes de abrirem as portas novamente, esses equipamentos passaram por um rigoroso processo de limpeza e sinalização de segurança, respeitando as medidas sanitárias necessárias para proteger servidores e visitantes da Covid-19.
De acordo com a secretaria, a reabertura segue o protocolo mundial, obedecendo às normas exigidas pelo Conselho Internacional de Museus. Assim, cada espaço reabre com regras exclusivas, levando em conta suas características para garantir a segurança da população.
“A retomada gradual dos espaços culturais do DF faz parte do conjunto coerente de decisões adotadas pelo Governo do Distrito Federal, garantindo para a população opções seguras de consumir cultura, algo tão vital para o ser humano”, conta o secretário Bartolomeu Rodrigues.
Visitas aos museus

No Museu Nacional, a visitação está autorizada de sexta a domingo, das 10h às 16h. O Centro Cultural Três Poderes vai funcionar também de sexta a domingo, das 9h às 15h. O acesso ao Museu Vivo da História Candanga está liberado de sexta a domingo, das 10h às 16h
De acordo com a portaria, algumas regras devem ser seguidas para o funcionamento dos museus ligados à Secretaria de Cultura. Entre elas estão: disponibilização de álcool gel; medição de temperatura – com proibição da entrada no caso de aferição superior a 37,8°; trabalhadores que fazem parte dos grupos de risco estão proibidos de participar das escalas programadas para o funcionamento dos museus; visitantes serão orientados para não tocar nas superfícies; bebedouros interditados; uso de máscara obrigatório.
Confira aqui íntegra da portaria.