por ascom Albawaba Business em 16/10/2018.
Concurso Internacional, “Economia Criativa Islâmica”.
A Autoridade de Cultura e Artes de Dubai (Dubai Culture), a entidade dedicada à cultura, artes, patrimônio e literatura do Emirado, em parceria com o Centro de Desenvolvimento da Economia Islâmica de Dubai (DIEDC), anunciou a Competição Concurso Internacional “Economia Criativa Islâmica (ICE)”. para promover novas idéias que se esforçam para redefinir o nexo da cultura, comércio e tecnologia, bem como para ajudar os artistas, inovadores e empresários por trás deles trazem suas visões para a vida.
O concurso foi aberto a todos, independentemente do sexo, nacionalidade ou religião, que encontram inspiração na herança da cultura islâmica e concebem uma ideia de negócio que se liga à Economia Criativa. Os vencedores serão anunciados 30 de outubro, durante a quarta Cúpula Global Islamic Economia (GIES) que terá lugar em Dubai.

SE Saeed Al Nabouda, Diretor-Geral Interino da Dubai Culture.
SE Saeed Al Nabouda, Diretor-Geral Interino da Dubai Culture, comentou: “A Autoridade está totalmente alinhada com os objetivos de diversificação econômica da liderança dos EAU e com a diretiva de 2013 Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Vice-Presidente e Primeiro Ministro dos Emirados Árabes Unidos. e Governante de Dubai, para reforçar a posição de Dubai como uma capital global da economia islâmica. A Economia Criativa Islâmica desempenha um papel significativo na realização desta missão, pois faz parte do “Estilo de Vida Islâmico”, que foi selecionado pelo Centro de Desenvolvimento da Economia Islâmica de Dubai como um dos três pilares de sua estratégia, juntamente com “Finanças Islâmicas” e Indústria Halal. ‘”
Al Nabouda continuou: “Nós, da Dubai Culture, estamos sempre interessados em impulsionar a economia criativa, estabelecendo uma estrutura favorável para o seu crescimento. Organizamos e apoiamos uma gama diversificada de eventos, iniciativas e parcerias para estimular o talento, promover a sinergia entre as indústrias criativas e posicionar Dubai como uma capital cultural global. Nossa parceria com o DIEDC é uma consolidação dessa visão e uma ênfase adicional na missão integral de reforçar a nova visão de Dubai como a capital do estilo de vida islâmico. Estamos honrados em apresentar a Competição ICE durante o próximo evento GIES e esperamos construir de forma consistente um ambiente onde pessoas e indústrias criativas possam florescer. ”
Abdulla Mohammed Al Awar, CEO da DIEDC, disse: “Graças à parceria estratégica e cooperação entre a Autoridade de Cultura e Artes de Dubai e o DIEDC, o lançamento da primeira Competição de Economia Criativa Islâmica contribuirá de forma ilimitada para a estratégia DIEDC durante os próximos anos. dá prioridade ao estilo de vida islâmico como um dos três principais pilares estratégicos. A competição incentivará inovadores e pensadores criativos para apoiar o impulso para uma economia baseada no conhecimento.”
“Percebemos que o crescimento da economia islâmica é baseado na restauração e revitalização da cultura islâmica. A clara maioria dos povos muçulmanos são jovens que constituem uma força poderosa como produtores e consumidores, e uma força que quer se expressar através de artes, hobbies e criações ”, acrescentou.
“O impacto da cultura econômica islâmica depende não apenas dos muçulmanos, mas também do grande número de investidores. Os setores da economia islâmica, que atingem mais de 1,6 bilhão de muçulmanos em todo o mundo, ainda são considerados emergentes e capazes de receber mais investimentos. Portanto, não há limite para investir nos setores culturais e artísticos da economia islâmica. Eles não são apenas setores emergentes, eles também devem desenvolver e vincular o passado e o presente em um novo contexto artístico e uma nova cultura. O Concurso de Economia Criativa Islâmica foi concebido para lançar luz sobre ideias inovadoras e criativas que oferecem uma nova definição das ligações entre cultura, comércio e tecnologia, e dão apoio a artistas, inovadores e empresários para expressarem as suas visões artísticas e criativas. ”
Em 2017, o DIEDC lançou sua renovada Estratégia de Economia Islâmica (2017-2021) que se concentra na identificação de novos indicadores chave de desempenho para monitorar o crescimento de três setores centrais da economia islâmica – finanças islâmicas, produtos halal e estilo de vida islâmico englobando cultura, arte, moda, e turismo familiar – além de medir sua contribuição para a economia nacional dos EAU. Conhecimento, padrões e economia digital islâmica servem como pilares que sustentam esses setores-chave para alcançar a visão da economia islâmica da liderança.
No contexto desta nova estratégia, o DIEDC, em parceria com a Dubai Culture, trabalhou em algumas iniciativas para reforçar a nova visão de Dubai como a capital do estilo de vida islâmico. Com base em um estudo de um ano para o Relatório de Economia de Cultura e Arte Islâmica, e uma pesquisa de moradores de toda a cidade, a Dubai Culture apresentou oficialmente cinco iniciativas relacionadas ao Estilo de Vida Islâmico.

Lançamento em Dubai do Livro “Perspectivas Globais sobre a Economia Criativa Islâmica”
Como parte dos esforços contínuos da Dubai Culture para promover a cultura islâmica no exterior, a Autoridade lançou em 2017 o livro ‘Perspectivas Globais sobre a Economia Criativa Islâmica’, com entrevistas que apresentam opiniões de especialistas locais e internacionais sobre como consolidar a posição de Dubai. Como um centro internacional para a Economia Criativa Islâmica, o livro foi lançado em várias cidades como Dubai, Londres e Melbourne. Além disso, em 2016, a Dubai Culture sediou a exposição Moedas Islâmicas em colaboração com o Museu Islâmico da Austrália.
A Dubai Culture visa melhorar a cena cultural do Dubai e chamar a atenção para a rica herança dos Emirados Árabes Unidos. O mandato da Autoridade é construir pontes de diálogo construtivo entre diferentes civilizações e culturas para melhorar a posição de Dubai como uma cidade global criativa e sustentável para cultura, patrimônio, artes e literatura, com o objetivo de capacitar esses setores desenvolvendo projetos criativos e inovadores. iniciativas a nível local, regional e global.
Fonte: Instituto Pensar