A produção audiovisual paraense tem representatividade garantida, com equipe composta 100% por mulheres negras

A premiada websérie “Pretas” está selecionando atrizes para uma nova temporada, com edição emergencial dedicada a retratar a realidade da mulher negra durante pandemia do novo coronavírus. Serão selecionadas mulheres negras com idade a partir de 18 anos e não é necessário experiência frente às câmeras, basta realizar inscrição, por meio de um formulário até o dia 1º de julho. As entrevistas com as selecionadas serão realizadas por vídeo chamada com a diretora de elenco.
A nova temporada, “Mulheres Pretas na Pandemia, chamada emergencial“, contará com cinco episódios gravados de forma virtual, atendendo a protocolos de segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS).
“É um espaço necessário, para que a sociedade volte seus olhos para a mulher negra, que está na base da pirâmide, ela que é o segmento mais esmagado da sociedade, e quando essa mulher se ergue, ela é capaz de mexer com toda pirâmide”, diz Zélia Amador de Deus, ativista do movimento negro a professora emérita da Universidade Federal do Pará (UFPA), que coordenará a nova temporada da produção.
Representatividade importa
E a representatividade está garantida na produção audiovisual. Zélia conta que escalou uma equipe composta 100% por mulheres negras. De acordo com ela, o cinema é um espaço de poder e conhecimento que precisa ser pensado e construído por pessoas negras.
Primeira temporada
A Primeira temporada está disponível no YouTube, em domínio público. Os nove episódios narram vivências de mulheres negras em diferentes contextos, abordando temas como: desigualdades socioeconômicas, racismo religioso, lesbianidades, subjetividade da mulher negra, abuso de drogas, luta da mulher negra pela sobrevivência, machismo, violência contra a mulher, busca por identidade, gordofobia, relacionamento abusivo, dentre outros.