Um grupo de influentes bolsonaristas divulgou manifesto pedindo que o presidente Jair Bolsonaro publique decreto que os favoreça nas investigações

Jornalistas e ativistas bolsonaristas divulgaram no último domingo (21) um “manifesto da imprensa independente em favor da democracia”. Após chamarem o inquérito das fake news que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) de “a peça mais macabra e totalitária já produzida na história do Poder Judiciário nacional”, o grupo faz um apelo ao presidente Jair Bolsonaro:
“Por meio de decreto presidencial, determine a todos os agentes públicos federais que se abstenham de realizar quaisquer diligências provenientes do Inquérito 4.781 [o das fake news], evitando assim novas afrontas à Constituição Federal e aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”, diz o manifesto.
Os bolsonaristas acreditam que um decreto presidencial será suficiente para isentar agentes da Polícia Federal, por exemplo, de executar diligências. Mas na verdade, nenhum decreto do Executivo tem o poder de derrubar uma decisão judicial, cujo não cumprimento pode ser considerado crime de responsabilidade.
Leia também: Bolsonaro tenta diálogo com futuro presidente do STF
Até segunda (22), assinavam o texto 29 pessoas, entre editores e colunistas de alguns dos principais veículos de apoio ao presidente, como Terça Livre, Brasil Sem Medo, Crítica Nacional e Jornal da Cidade Online.