Nascia há 150 anos, no dia 22 de abril de 1870, o maior revolucionário da história.

No dia 22 de abril se comemorou, em vário lugares do mundo, os 150 anos do nascimento do grande revolucionário russo Vladimir Ilyich Ulianov, mais conhecido como Lenin.
Líder da Revolução Bolchevique, Lênin foi o principal agente das ideias que promoveram a construção do socialismo e que continuam sendo referência nas transformações sociais contemporâneas.
Na Rússia, a data provocou celebrações em Moscou e em várias outras cidades do país, incluindo Ulianovsk, sua cidade natal. Algumas das repúblicas que formavam a antiga União Soviética, como Bielorrússia, Azerbaijão e Turcomenistão, também celebraram.
Atos em sua homenagem também foram vistos em países europeus. Por exemplo, na Alemanha, onde o Partido Comunista local realizou uma cerimônia para recordar o líder bolchevique.
Também ocorreram eventos em sua memória na América Latina, o maior de todos sendo em Cuba, onde a homenagem contou com a presença de importantes figuras governamentais e do Partido Comunista Cubano.

Lênin 150
A fim de celebrar a data, a Editora Expressão Popular lançou no 22 de abril deste ano o livro “Lênin 150”. Contendo três capítulos, entre eles um livreto de autoria do Lênin chamado “As três fontes e três partes componentes do Marxismo.”
O livro encontra-se disponível para download em PDF abaixo:
2 Comentários