
Por Carolina Fortes
Rebeca Andrade voltou a trazer alegrias e conquistas para o Brasil. A medalhista olímpica se tornou noe sábado (23) campeã mundial do salto e fez história ao virar a primeira ginasta do país a conquistar duas medalhas em uma única edição da competição – Rebeca também foi prata nas barras assimétricas.
A atleta entrou para um hall de medalhistas brasileiros em Mundiais, se juntando a Daiane dos Santos, Daniele Hypolito, Jade Barbosa, Diego Hypolito, Arthur Zanetti e Arthur Nory. Neste domingo, às 5h, ela fecha sua participação no Mundial de Ginástica Artística, e pode trazer mais uma medalha aos brasileiros na decisão da trave.
Leia também: Mulheres brasileiras batem recorde de medalhas nas Olimpíadas de Tóquio
A paulista também juntou o nome ao de Daiane dos Santos, que, até então, era a única brasileira a subir no topo do pódio – em 2003.
“Foi muito importante, assim como foram as medalhas olímpicas. Sempre quis ser medalhista, sempre quis ser medalhista olímpica. Sempre tive a Dai, a Jade, a Daniele, o Diego, o Zanetti, o Nory, todos eles como ídolos para mim. Estou fazendo parte desse time”, declarou a campeã, após a vitória.
Rebeca ficou com uma média de 14,966 pontos no salto, quase um ponto à frente da segunda colocada, a italiana Asia D’Amato, com 14,083. A russa Angelina Melnikova completou o pódio, com 13,966. Já nas barras assimétricas, a brasileira ficou entre duas chinesas, com 14.633. Ela ficou em segundo lugar, atrás da chinesa Wei Xiaoyuan, que fez 14,733 pontos.
Rebeca fez história nas Olimpíadas ao ganhar medalha de prata no individual geral e ouro na prova de salto da ginástica artística. As duas medalhas foram as primeiras da ginástica feminina do Brasil em Jogos Olímpicos e, com as conquistas, ela se tornou a primeira brasileira a receber duas medalhas em uma mesma edição das Olimpíadas.
Esporte e Autorreforma PSB
No capítulo Direito à juventude plena, do livro 4 da Autorreforma, o partido defendea ampliação de espaços na política para atuação da juventude, nos partidos, fora deles e nos movimentos sociais. O esporte entra nesse quesito como uma das principais chaves contra a desigualdade social.
“O PSB defende a necessidade da ampliação e universalização do acesso às políticas públicas de esporte, cultura e lazer”
Autorreforma PSB
Os socialistas comprometem-se a definir estratégias específicas para estimular a participação de jovens na política, que inclua a formação de quadros e a relação do Partido com as organizações juvenis e estudantis.
Com informações do jornal O Globo