
Em sua coluna para o Estadão, o sócio do StartSe e autor do livro INCANSÁVEIS, best-seller de negócios que está na 5ª edição, Maurício Benvenutti explica que os influenciadores são pessoas que promovem naturalmente um serviço ou uma marca. Não importa se você tem um negócio próprio ou trabalha para alguém. A força de vendas mais poderosa não é feita de vendedores. É feita de influenciadores. É uma das principais formas de transformar consumidores em advogados da sua empresa, propagadores da marca e replicadores da mensagem, é trazendo-os para dentro do processo produtivo. É construir com eles, e não para eles.
Segundo ele, o sucesso da camisa do Atlético-MG que faturou R$ 20 milhões em quatro dias é o relacionamento com os fãs. Para ele, os influenciadores promovem um ela forte entre consumidor e marca.
“Foram vários uniformes desenhados por torcedores e a própria torcida escolheu o preferido. Quer identificação maior do que essa? O clube vendeu 100 mil camisas, uma a cada quatro segundos. Foi um dos maiores lançamentos de uniformes da história do futebol sul-americano, ocorrido num momento de impacto no esporte pela pandemia”, escreveu para o jornal.
Em 2021, o Guaraná Antarctica faz 100 anos. Em sua coluna, Maurício Benvenutti conta que para comemorar, eles convidaram o público não apenas para ser sócio da marca, mas também para co-criar as estratégias do centenário da empresa. Além de construir ações de ativação, definir slogans e desenvolver promoções, os autores das melhores ideias participarão de um filme que será produzido em breve.
“Há dois meses, lancei meu novo livro: Desobedeça, a sua carreira pede mais. Além da primeira edição ter esgotado ainda na pré-venda, o livro foi o mais vendido do Brasil logo na semana de lançamento. E que estratégia usamos? Fazer com o leitor, e não para o leitor. Mais de 4 mil pessoas tiveram o seu nome impresso no livro. Essa “família” tomou decisões importantes. Ela definiu, por exemplo, o preço do livro, o subtítulo da obra e se as páginas internas seriam coloridas ou preto e branco. Não fui eu ou a editora que fizemos isso. Foi o cliente.”
Maurício Benvenutti
De acordo com ele, ao gerar no ser humano a sensação de pertencimento, o sentimento de “eu faço parte disso”, você eleva a relação com o seu público para outro patamar. “Reconheça a força da sua audiência. A capacidade que ela tem de contribuir com as suas iniciativas muito além do poder de compra”, disse.
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Benvenutti convida aos empreendedores a terem mais empatia e trabalhar aas estratégias de aproximação verdadeira com os consumidores.
“Não restrinja seus clientes a meros consumidores de produtos ou validadoras de ideias. Isso é pouco. Transforme-os em verdadeiras forças comerciais do seu negócio e coloque-os na esteira de produção das suas soluções. Afinal, fazer com as pessoas é bem mais poderoso do que simplesmente fazer para elas.”
Maurício Benvenutti
Com informações do Estadão