
A professora de design Joana Contino é a entrevistada desta semana do Socialismo Criativo Entrevista – Moda e Política. O tema da live será “Fast Fashion: Garoto Propaganda do Neoliberalismo”. A cada 15 dias um convidado aborda as principais questões que envolvem o mundo fashion com olhar político sobre o que se passa em toda a cadeia de produção – do cultivo e processamento de fibras passando pelo vestir até o descarte de peças. Será às 19h, nos canais do Socialismo Criativo.
Joana Contino é doutora e mestra em design pela PUC-Rio. É autora da tese “Design, ideologia e relações de trabalho: uma investigação sobre a indústria da moda no capitalismo tardio” e da dissertação “Fast Fashion: apontamentos sobre as transformações da moda na condição pós-moderna”.
Ela é professora nos cursos de Design e Comunicação Social na UNESA e no Mestrado em Gestão da Economia Criativa, na ESPM do Rio de Janeiro.
“Fenômeno em expansão na indústria do vestuário, o fast fashion tem como principal traço a aceleração da produção através da multiplicação da quantidade de coleções, e seu objetivo é estimular o aumento da velocidade do consumo de modo a escoar a produção crescente, garantindo assim a lucratividade das empresas.”
Joana Contino
De acordo com Joana, “as alterações de cunho produtivo e estratégico desencadeadas pela implementação do sistema respondem a mudanças na configuração do modo de produção capitalista.”
Leia também: Informação para moda mais responsável, defende diretora do Fashion Revolution
As entrevistas são conduzidas pela secretária de redação do site Socialismo Criativo, Iara Vidal. A jornalista é pesquisadora independente dos encontros da moda com a política e representa o movimento Fashion Revolution em Brasília. Ela é modativista para que a produção seja justa, ética e consciente. E que preze pelas pessoas e pela natureza acima do lucro.