
Não são apenas as gigantes da tecnologia que apontam crescimento apesar da pandemia de Covid-19. As pequenas e médias empresas de TI também dobraram lucros líquidos, segundo dados divulgados pela startup de tecnologia ADDEE, resultantes da Pesquisa de Mercado de provedores de serviços gerenciados (MSP) 2020, pelas redes sociais na terça-feira (1o).
Conforme a pesquisa, apenas 5% dos prestadores de serviços de TI consideraram fechar ou vender sua empresa diante da pandemia e isolamento. Ainda segundo a pesquisa, o mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação deve crescer 7% em 2021.
Dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ainda apontam que o setor de suporte em tecnologia cresceu 8,3% em 2020, na contramão da média dos demais serviços.
Leia também: Gigantes de Tecnologia lucram apesar da pandemia
Pandemia virou oportunidade para empresas
Um dos fatores que impacta os números divulgados é a transformação digital, que possibilita que prestadores da tecnologia atuem remotamente, outro é e a dependência cada vez maior de serviços digitalizados vinda de empresas e da própria população.
Considerando isso, 88% dos respondentes afirmaram que este é um bom momento para estar no mercado de tecnologia. As empresas tiveram que se adaptar diante da pandemia e o teletrabalho passou a ser essencial para a continuidade de muitos negócios.
De acordo com um estudo realizado pela Fundação Instituto de Administração (FIA) o regime home office foi adotado por 46% das empresas, que foram obrigadas a investir em especialistas de TI para realizar as adequações necessárias, o que aumentou a demanda de trabalho para os prestadores.
Mercado precisa das empresas de tecnologia
As empresas de tecnologia tornaram-se cada vez mais necessárias para o funcionamento da economia. Por exemplo, os sistemas de delivery passaram a ser mais utilizados e segundo pesquisa da VR Benefícios, 81% dos estabelecimentos pretendem manter a opção após o retorno da normalidade.
A medicina também passou a ser impactada, visto que as consultas online passaram a ser mais exploradas tanto pelo sistema de saúde público, quanto privado.
Para 2021, além do crescimento já sinalizadl, a pesquisa da ADDEE aponta que os investimentos na área devem se basear em segurança, nuvem, modernização de gestão de softwares, inteligência artificial e experiência do cliente.
Tecnologia 5G
Atualmente em processo de instauração no Brasil, a 5G será importante para suprir a latente demanda por serviços digitais confirmadas pelos novos dados divulgados. A tecnologia traz uma enorme diferença qualitativa em termos de aplicação e formas de uso em relação à 4G. A implementação da nova tecnologia tornou-se primordial devido às mudanças trazidas pela pandemia de Covid-19 para o Brasil, em especial para as empresas brasileiras, forçadas a se posicionar na internet e utilizar aplicações digitais.
A transição para o 5G não será percebida apenas pelas taxas de download ou upload de conteúdo. Diferentemente do que ocorreu na transição do 3G para o 4G, a chegada da 5G irá alavancar e possibilitar várias novas tecnologias, modificando em termos práticos muitas dinâmicas de trabalho. A tecnologia possibilitará avanços intensos na área da medicina, transporte e comunicação, entre muitas outras.
Com informações do Terra