
Nesta quarta-feira (21) é celebrado o Dia Mundial da Criatividade e terá início a quarta edição do World Creativity Day (WCD). O evento vai até o dia 22, reúne participantes do Brasil mais 18 países e é considerado o maior festival colaborativo do mundo. Estão previstas 1.480 atividades que vão abordar como a tecnologia e a educação podem gerar conhecimento que transforma o mundo. Em razão da pandemia da Covid-19, a programação será totalmente on-line.
Leia também: Criatividade socialista serve para ampliar liberdades e atender população
A maior parte das atividades será realizada ao vivo e . Como proposta do WCD está celebrar o Dia da Criatividade com uma maratona de conhecimento e criação livre, incentivando o debate de temas latentes ao setor.
Sorteio de bolsas de estudo
Os inscritos que participaram ao menos de duas atividades ao vivo no WCD vão concorrer a bolsas de estudo em cursos livres oferecidos por escolas parceiras, como a Singularity University, Doméstika, Descola, ECHOS, Saibalá, Perestroika e The School of Life.
As inscrições seguem abertas e podem ser feitas pelo aplicativo Dia da Criatividade, acessível no App Store ou no Google Play.
Dia Mundial da Criatividade e da Inovação
Em 2017, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 21 de abril como data oficial para celebrar criatividade em todo o mundo. O objetivo é aumentar a consciência sobre o uso dessas capacidades para diferentes aspectos do desenvolvimento humano. As Nações Unidas destacam que a criatividade e a inovação podem ajudar a dar solução a problemas em áreas como desenvolvimento econômico, social e sustentável.
O relatório sobre Economia Criativa “Ampliando os Caminhos do Desenvolvimento Local”, lançado em 2020, destaca que estas capacidades se tornaram “a verdadeira riqueza das nações no século 21”, tanto em nível individual como de grupos. O documento foi produzido pela Unesco e pelo Pnud.
A economia criativa É manifestada em áreas como audiovisual, design, moda, novas mídias, artes cênicas, editoras e artes visuais é considerada “altamente transformadora” da economia mundial com ganhos ao gerar renda, criar empregos e exportação.
Criatividade para combater a pobreza
De acordo com a ONU, as indústrias culturais e criativas produzem cerca de US$ 2,25 bilhões em receita. Esse setor absorve pelo menos 29,5 milhões de empregos em todo o mundo, o que ilustra “um aproveitamento do potencial de áreas de alto crescimento do mercado para promover ganhos econômicos e reduzir a pobreza”.
Na reflexão sobre o Dia Mundial da Criatividade e Inovação, a inovação pode ser uma capacidade essencial para aproveitar o potencial econômico das nações. Quando associada à criatividade e ao empreendedorismo essa capacidade impulsiona o crescimento econômico e a criação de empregos.
Outras vantagens da combinação entre a inovação, a criatividade e o empreendedorismo são expandir oportunidades para mulheres e jovens e ajudar a buscar soluções para problemas como erradicação da pobreza e da fome.
Com informações do WCD, Rec Brasil e ONU