
Neste primeiro de abril, conhecido como Dia da Mentira, a hashtag #BolsonaroDay se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter. Logo pela manhã, diversas pessoas utilizam a hashtag para relembrar mentiras contadas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao longo dos seus mais de dois anos de mandato, e, em especial, durante a pandemia de coronavírus.
Leia também: Em fala à nação, Bolsonaro volta a mentir e diz que governo agiu para conter pandemia
Parlamentares da oposição também fizeram postagens criticando o negacionismo de Bolsonaro em relação à pandemia e críticas à vacina.
“O “histórico de atleta” do presidente não é nada perto do histórico de mentiras”, escreveu o líder da Oposição na Câmara, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) em seu microblog.
O “histórico de atleta” do presidente não é nada perto do histórico de mentiras. #BolsonaroDay pic.twitter.com/hvRZgcBMoM
— Alessandro Molon ?? (@alessandromolon) April 1, 2021
“Primeiro de abril, ‘aniversário’ de Bolsonaro, pai das fake news. Amante da mentira e do escárnio”, escreveu o deputado Ivan Valente (Psol-SP) em postagem.
O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) reforçou que “mentira negacionista mata” e replicou também a hashtag #BolsonaroGenocida, ainda lembrando das atitudes anti-sanitárias do mandatário: “Lembremos que Bolsonaro não usa máscaras e promove aglomerações diárias no Palácio”.
460 funcionários do Palácio do Planalto contraíram Covid desde o início da pandemia.
— Orlando Silva (@orlandosilva) April 1, 2021
Lembremos que Bolsonaro não usa máscaras e promove aglomerações diárias no Palácio.
A mentira negacionista de Bolsonaro mata! #BolsonaroGenocida #BolsonaroDay
Já o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) fez questão de homenagear o presidente, dando “parabéns pelo seu dia!”.
Nossa justa homenagem para Bolsonaro. Parabéns pelo seu dia!#BolsonaroDay pic.twitter.com/JrlSQ43BSQ
— Paulo Pimenta (@DeputadoFederal) April 1, 2021
“É triste e vergonhoso ter como presidente de nosso país uma pessoa que, no Dia da Mentira, é lembrada como o principal emblema dessa data”, disse a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. “Para mim, ele é uma pessoa que não serve para representar o povo brasileiro, que está cometendo crimes de lesa-pátria e de lesa-humanidade”, finalizou.
Levante dos bolsonaristas (artificiais)
Como uma tentativa de responder aos ataques ao presidente, bolsonaritas criaram a hashtag #AGRIPINODAY, atacando o governador paulista João Doria (PSDB), cujo nome completo é João Agripino da Costa Doria Junior. A hashtag também ficou como os assuntos mais comentados do Twitter.
Segundo a página Bot Sentinel, especializada em detectar rastros de bots com postagens políticas inautênticas, a hashtag bolsonarista ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de postagens feitas por robôs. Em segundo lugar está outra tag bolsonarista: #VIVA31DEMARÇO.
Mentiras e mentiras
Em sua mentira, Jair Bolsonaro foi desmentido pela agência de notícias alemã Deutsche Welle sobre anúncio feito pelo chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel, no qual ela supostamente teria cancelado o isolamento social mais rígido no país europeu em razão das possíveis consequências econômicas.
Em conversa com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, Bolsonaro mentiu mais uma vez sobre reais causas do cancelamento para corroborar os seus discursos negacionistas em relação à pandemia do coronavírus e de oposição a medidas rígidas de confinamento.
Contudo, a chanceler Merkel nunca afirmou que os efeitos de um ‘lockdown’ seriam mais graves que os da Covid-19.