
Talvez você não seja tão ligado em tecnologia e nem saiba exatamente o que é algoritmo, mas precisa entender que hoje em dia esse universo faz parte do nosso cotidiano. Embora seja um termo que surgiu na matemática e programação, para o “público em geral”, ele ficou mais conhecido nos últimos anos por conta da popularização das redes sociais.
No cinema, diversos são os filmes que abordam o assunto tecnologia em seus roteiros, alguns com histórias fantasiosas e proféticas, outros narrando figuras importantes da área e sua contribuição para as linguagens computacionais como as conhecemos hoje. Mas todos nos incentivam a refletir acerca do futuro das profissões.
Assim, para te ajudar a entender melhor o tema, o Socialismo Criativo selecionou 10 filmes obrigatórios para você que é iniciante no assunto e que aprofundar um pouco mais neste ramo do conhecimento.
Confira a lista para maratonar neste final de semana:
1. O Dilema das Redes – The Social Dilemma (2020)
Lançando no início de 2020, esse documentário foi um dos grandes assuntos nas redes sociais quando chegou na Netflix. De acordo com a sinopse do filme da plataforma de streaming: “Especialistas em tecnologia e profissionais da área fazem um alerta: as redes sociais podem ter um impacto devastador sobre a democracia e a humanidade.”
Só lendo a descrição, você já imagina que seja um documentário para impactar. E é exatamente isso que ele faz. Tanto que muitas pessoas, após o assistirem, deletaram suas redes sociais.
O objetivo de indicarmos que veja o filme é para estarmos cientes de como tudo funciona e não nos deixarmos dominar pelo que é o algoritmo e como ele controla o que consumimos.
O filme pode ser assistido no Netflix e Youtube.
2. Privacidade Hackeada (2019)
Esse outro documentário da Netflix, lançado em 2019, traz uma reflexão sobre a manipulação do uso de dados e como isso pode afetar a democracia.
Ele conta o escândalo da Cambridge Analytica que coletou os dados de 87 milhões de usuários do Facebook sem que fosse autorizado.
O filme pode ser encontrado na Netflix.
3. BREXIT (2019)
Em 2016, o Reino Unido convocou um plebiscito para decidir se o país continuaria na União Europeia, e o resultado chocou o mundo. O processo ainda não se completou, mas já existe um filme, “Brexit”,sobre os bastidores da campanha pelo “não”, que saiu vitoriosa. Benedict Cumberbatch (“O Jogo da Imitação”) encarna o marqueteiro Dominic Cummings, que manipulou as redes sociais para conseguir seu objetivo —e influenciou outras eleições que vieram depois.
O filme está disponível na HBO.
4. O Jogo da Imitação (2014)
Esse filme é baseado na história real de Alan Turing (interpretado por Benedict Cumberbatch), que se tornou uma lenda na precursão do que hoje conhecemos como algoritmos.
Na trama, Alan é contratado pelo governo inglês e torna-se responsável por integrar e comandar as mentes mais brilhantes da época. Juntos, eles devem desvendar o segredo de uma máquina de codificação chamada Enigma, utilizada pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial para comunicações sigilosas, e dessa forma descobrirem os seus segredos e contribuírem para ganhar a guerra.
O filme é um convite para conhecer um pouco mais sobre as origens da Ciência da Computação como a temos hoje e instigar as mentes de qualquer amante do gênero a desenvolver ideias e criar soluções por meio dos conhecimentos em tecnologia.
O filme pode ser encontrado na Netflix.
5. Piratas do Vale do Silício (1999)
O filme retrata os bastidores de um mundo repleto de pura genialidade e rivalidade, em um enredo envolvendo alguns dos maiores nomes da computação mundial, como Bill Gates e Steve Jobs.
Acompanhando a luta para lançarem o primeiro computador pessoal do mundo (PC), é possível observar o cenário social da época, bem como a vida pessoal desses gênios, seus erros, sonhos e ambições. Com Steve Ballmer e Paul Allen, Gates nos mostra como viria a ser fundada a Microsoft, enquanto Jobs e Wozniak mostram o nascimento da poderosa Apple.
O filme, ao revelar algumas intrigas e disputas dentro do mercado competitivo da tecnologia, permite que os estudantes da área reflitam e consigam desenvolver suas opiniões e visões sobre o que os espera após concluírem a graduação.
O filme pode ser visto pelo Youtube.
6. Jobs (2013)
Uma biografia de uma das maiores mentes dos últimos tempos, Jobs é um filme que mostra todo o percurso do fundador da Apple, desde sua época hippie até o centro das atenções do mercado da tecnologia ao lançar o iPhone.
Aqui, Ashton Kutcher encarna Steve Jobs e nos revela os mais importantes passos de sua vida. O filme pode ser tanto uma inspiração como forma de revelar possíveis caminhos a serem seguidos (ou não) pelos futuros cientistas da computação.
O filme pode ser encontrado na Amazon Prime.
7. A Rede Social (2010)
Narrar a trajetória de Mark Zuckerberg e a maior rede social do mundo, desde a concepção da ideia até as brigas judiciais por direitos autorais do Facebook, é o foco central desse filme que, definitivamente, todos os estudantes da área de Ciência da Computação deveriam assistir.
Além de mostrar o brilhantismo do nerd introspectivo de Harvard para dar vida ao Facebook, o filme é também uma lição de empreendedorismo, algo extremamente importante em meio a um mercado tão competitivo como o da tecnologia.
O filme pode ser encontrado na Netflix e Youtube.
8. A Teoria de Tudo (2014)
A Teoria de Tudo conta a história de Stephen Hawking, um dos físicos mais brilhantes de todos os tempos. Na trama, é possível acompanhar as descobertas e avanços desse cientista, mesmo com toda a dificuldade e obstáculos impostos por sua triste doença.
Apesar do clima romântico e dramático do filme, é importante que, ao estudar uma área tão ligada a números e conexões com os avanços da ciência, os graduandos conheçam também quem são os maiores nomes que contribuíram com a expansão do conhecimento humano sobre questões tão abstratas como a astrofísica nos últimos tempos.
O filme pode ser encontrado na Netflix e Youtube.
Leia também: 5 filmes para você ativar seu modo revolucionário neste feriado
9. Chappie (2015)
Essa obra de ação conta as aventuras e perigos de um jovem cientista ao finalmente dotar um robô com inteligência artificial. Tudo começa a sair do controle quando alguns criminosos de uma gangue conseguem roubar o robô, e ele passa a aprender as “coisas da vida” sozinho.
O filme é interessante por tocar em vários pontos delicados sobre o assunto, levando-nos a refletir sobre as infinitas possibilidades e riscos ao se conceder inteligência às máquinas. Com o avanço crescente e cada vez veloz da tecnologia, propiciar que os estudantes de Ciência da Computação pensem a respeito dessas questões é um ponto forte do filme.
O filme pode ser encontrado na Netflix e Youtube.
10. Caçada Virtual (2000)
Em Caçada Virtual, é possível acompanhar a caçada real a um dos maiores hackers da história, Kevin Mitnick. Esse gênio do crime tornou-se famoso e um dos mais procurados dos Estados Unidos após acessar documentos sigilosos do FBI.
Com o auxílio de Tsutomo Shimomura, também muito habilidoso com computadores, o agente McCoy tenta capturar Mitnick por meio de uma série de pistas deixadas no ciberespaço.
O filme é capaz de revelar aos estudantes de Ciências da Computação as mais diversas aplicações dos seus conhecimentos em nossa sociedade, e da importância de utilizá-las para o bem coletivo.
O filme pode ser encontrado na Netflix e Youtube.
E aí, curtiu ? Agora basta estourar a sua pipoca, escolher o filme que mais tenha te agradado e ampliar os seus conhecimentos e reflexões sobre essa incrível área.
Autorreforma e a tecnologia
O PSB reconhece que os processos produtivos têm se utilizado, de forma crescente, das novas tecnologias decorrentes da inteligência artificial, como a internet das coisas, o aprendizado de máquina, big data, robótica compartilhada, gêmeos digitais e realidade aumentada, que criam novos empregos, mas provocam uma perda muito maior de empregos. Por isso, o PSB propõe que o Estado assuma a responsabilidade por políticas públicas de requalificação profissional e pelo estabelecimento de uma renda mínima, para evitar a barbárie.
“A capacidade criativa, envolvida nos processos produtivos, está relacionada a interesses dos agentes dos poderes econômico, social e cultural, notadamente nas áreas como as de telecomunicações, engenharia genética, biotecnologia, tecnologias de informação e comunicação (TICs). O PSB defende que o desenvolvimento das novas tecnologias esteja a serviço da sustentabilidade e do desenvolvimento social.”
Autorreforma PSB
Com informações da Folha e Adoro Cinema