Rio de Janeiro nomeado como Capital Mundial da Arquitetura para 2020.

0

por Escritório UNESCO/Brasília EM 18/01/2019.

O diretor-geral adjunto para Cultura da UNESCO, Ernesto Ottone R., o presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA), Thomas Vonier, e a secretária Municipal de Urbanismo do Rio de Janeiro, Verena Vicentini Andreatta, anunciaram nesta sexta-feira, 18/01/2019, que a cidade do Rio de Janeiro será a Capital Mundial da Arquitetura para 2020.

Fotos: Pixabay/Reprodução

“A iniciativa Capital Mundial da Arquitetura ressalta o compromisso comum da UNESCO e da UIA de preservar o patrimônio arquitetônico no contexto urbano”, disse o diretor-geral adjunto da UNESCO. “Por meio da variedade e qualidade de suas atividades, a Capital Mundial da Arquitetura no Rio de Janeiro demonstrará o papel crucial da arquitetura e da cultura no desenvolvimento urbano sustentável”.

Conforme o recente acordo de parceria com a UIA, a UNESCO é responsável por designar a Capital Mundial da Arquitetura, cidade que sediará também o Congresso Mundial da UIA, que acontece a cada três anos. A Capital Mundial da Arquitetura se tornará, então, um fórum internacional para debates sobre desafios globais imediatos nas perspectivas de cultura, patrimônio cultural, planejamento urbano e arquitetura.

Sendo a primeira Capital Mundial da Arquitetura, o Rio de Janeiro sediará uma série de eventos sob o tema “All the worlds. Just one world” (“Todos os mundos. Apenas um mundo”, em tradução livre), e promoverá o 11º Objetivo da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis), acordado internacionalmente.

Foto: Pinterest

A UNESCO, a UIA e instituições locais organizarão atividades para promover projetos envolvendo arquitetos e urbanistas, assim como formuladores de políticas públicas, instituições sociais e profissionais de outros setores, incluindo artistas e escritores, em um espaço aberto e criativo de diálogo e inovação.

Fonte: www.unesco.org/new/pt

COMPARTILHAR

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here