Quem Somos

0

O site socialismocriativo.com.br constitui-se em um ambiente virtual de informações e debates sobre os mais variados aspectos da Economia Criativa e do Socialismo.

Um espaço plural da inovação e da construção de um projeto revolucionário de desenvolvimento. Não só um espaço da militância para a militância política, mas também um ambiente para pessoas e organizações que desejam informar-se ou informar suas ideias sobre Economia Criativa e sobre Socialismo.

Aqui o internauta vai encontrar teses, ideias, pensamentos, polêmicas e conteúdos multimídias sobre os temas propostos.

Premissas

O Site tem o objetivo de reunir ideias, experiências, estudos, pesquisas e elaborar conteúdos técnicos e políticos sobre Economia Criativa, como estratégia de desenvolvimento, Inovação, Empreendedorismo e Socialismo.
Esse novo ambiente virtual será também disponibilizado também no site do PSB Nacional, onde oferecerá à militância do PSB, principalmente à juventude socialista, uma nova perspectiva política e de desenvolvimento econômico, visando enriquecer o socialismo democrático com os elementos da era do conhecimento. Para isso contará com textos explicativos em linguagem acessível, artigos, notícias, comentários, atividades interativas e links com outros setores da Economia Criativa, Inovação e Empreendedorismo e, é claro, o Socialismo.

A ideia é se constituir numa ferramenta para proporcionar a militância socialista uma nova bandeira, sugerindo, inclusive, uma nova forma de fazer política.
Entender o socialismo criativo como um objetivo a ser conquistado a médio e longo prazo e, também, como uma metodologia para ações da militância cotidiana, inclusive utilizando a bandeiras da Economia Criativa como estratégia, aprovadas pelo XIV Congresso Nacional do PSB.

Como objetivo, demonstrar que o socialismo que desejamos para o Brasil será, em primeiro lugar, genuinamente brasileiro. Resultante das transformações que se operem no desenvolvimento das forças produtivas locais e da realidade política do Brasil. Observar as experiências internacionais bem sucedidas como a China, ou fracassadas como a Rússia, para retirar delas ensinamentos.

Levar em conta as várias formas com que foram implantadas sociedades ou politicas socialistas, inclusive as experiências dos países nórdicos (Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia).

Filosoficamente considerar que além da satisfação das necessidades é preciso também incorporar o desejo das pessoas, como elemento da construção social.

Como metodologia entender que são as lutas do cotidiano por reformas e políticas públicas que nos levarão a uma sociedade socialista e democrática. E nesse sentido superar as velhas formas de fazer política, com novas propostas econômicas, sociais e também políticas.

Novas formas de organização para novos objetivos.

Uma militância socialista que incorpore à nova economia surgida com a revolução tecnológica, os valores do trabalho, da prioridade ao coletivo sobre o particular, da ética no sentido social, do direito a felicidade sobre o direito ao lucro, da valorização da vida humana, da cultura e da natureza.

A linguagem utilizada deverá mesclar a informação em profundidade, com exemplos práticos, artigos de fundo com notícias e informações sintéticas, condizentes com os padrões da comunicação da internet.

Objetivo

O site Socialismo Criativo tem como principal objetivo fornecer à militância, aos dirigentes e aos representantes políticos do PSB, um novo repertório capaz de despertar, principalmente na juventude, o interesse político através da discussão sobre a moderna economia do conhecimento e suas repercussões no trabalho, na formação da mais-valia, de novas classes sociais e na própria divisão social do trabalho. À luz dos novos modos de produção e de uma economia em que os principais insumos deixam de ser a matéria física, finita por natureza e passam a ser a informação e o conhecimento infinitos. Examinar também uma nova visão de revolução enquanto projeto de transformação estrutural. Encontrar no universo da comunicação digital, dos softwares, dos games e das inovações tecnológicas em geral, um novo design para o socialismo democrático e para a revolução brasileira.
Pretende também contribuir para atrair novos militantes para o PSB , principalmente oriundo dos setores da economia criativa.

Equipe Responsável

Domingos Leonelli*       Coordenação Geral – Instituto Pensar

Isabela Casales                Coordenação Técnica – Instituto Pensar

Gabriel Carvalho            Coordenação de Comunicação – Instituto Pensar

José Oarte                        Coordenação Operacional – Instituto Pensar

Antônio Carlos               Auxiliar Administrativo – Instituto Pensar

Rita Clementina             Pesquisa – Instituto Pensar

Cristiane Delecrode       Pesquisa – Instituto Pensar

Tao Interativa                 Web design, Programação, Gerenciamento de Redes Sociais.

*Domingos Leonelli é membro da Comissão Executiva Nacional do PSB. ex-deputado federal em 3 mandatos, ex-deputado estadual e ex Secretário de Turismo do Estado da Bahia e presidente do Instituto Pensar. É autor dos livros “Diretas Já, 15 meses que abalaram a ditadura” ( Record), “Uma sustentável revolução na floresta”, (Viramundo) e do Boletim Conjuntura nº6 da F.J.M, “Socialismo Criativo um Modelo Viável no Brasil”.

COMPARTILHAR