Que incentivos tem a União Europeia para promover o empreendedorismo?

0

por Sara de Melo Rocha em 06/02/2019.

Quem está ligado às startups e ao empreendedorismo está preparado para arriscar mas são muitos os desafios que os empresários têm de enfrentar na Europa.

A União Europeia tem registado níveis baixos de investimento sobretudo desde a crise econômica e financeira. Apenas 37% dos europeus gostariam de trabalhar por conta própria em comparação com 51% das pessoas nos Estados Unidos e na China.

De acordo com dados da Comissão Europeia, a disponibilidade para começar um novo negócio é menor entre os europeus devido à falta de formação em empreendedorismo, ao difícil acesso a financiamento e à falta de transparência nas empresas, mas também devido ao medo de sanções punitivas no caso de fracasso e ao excesso de burocracia.

Para dar apoio a quem começa novos negócios, a Comissão Europeia adotou o Plano de Ação Empreendedorismo 2020, com o objetivo de relançar o espírito empresarial na Europa.

O projeto quer desenvolver o ensino e a formação em empreendedorismo. Pretende também dedicar mais oportunidades para negócios familiares, promovidos por mulheres, migrantes e pessoas mais velhas. O plano prevê ainda facilitar os requisitos administrativos e promover uma cultura do empreendedorismo na Europa.

Em Portugal, os novos empresários podem encontrar mais informação através da da Representação da Comissão Europeia, que promove anualmente a Bolsa do Empreendedorismo.

A Bolsa do Empreendedorismo é uma iniciativa que promove um concurso de ideias e uma bolsa que reúne entidades e pessoas parte do ecossistema do empreendedorismo em Portugal. O evento junta também responsáveis pela gestão de fundos e programas da União Europeia, incubadoras, bancos e empresas.

“Sabia que? Tudo o que precisa de saber sobre a União Europeia”faz parte do projeto da TSF A Hora da Europa, com o apoio do Parlamento Europeu.

Fonte: www.tsf.pt

COMPARTILHAR

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here