OFICINA GRATUITA DE CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA NO RECIFE ABRE INSCRIÇÕES.

0

por redação Combo Multimídia em 07/01/2019.

Terceira edição do F(r)icções – Workshop de Crítica Cinematográfica Multimídia discutirá elementos do estilo cinematográfico em curso no Porto Digital.

A cidade do Recife foi a escolhida para receber a terceira edição do F(r)icções – Workshop de Crítica Cinematográfica Multimídia. Realizada pela Combo Multimídia, a oficina tem o objetivo de democratizar a crítica cinematográfica e é ideal para quem quer ficar por dentro dos principais elementos do estilo cinematográfico e produzir seus próprios conteúdos. Serão dez aulas, de segunda a sexta, de 28 de janeiro a 1º de fevereiro e de 4 a 8 de fevereiro, das 18h às 21h, no Porto Digital, localizado na Rua do Apolo, 235, no Bairro do Recife.

As inscrições para participar do workshop são gratuitas e podem ser feitas por meio de formulário disponível AQUI até 23 de janeiro. A seleção dos candidatos será de acordo com os seguintes critérios: ser maior de 16 anos, estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio e ter noções básicas de informática. Serão 20 vagas disponíveis. A lista dos selecionados estará no site do evento no dia 25 de janeiro. Esta edição do workshop contará com um intérprete de Libras para que pessoas surdas tenham a oportunidade de participar das aulas.

O curso será ministrado pelo Doutorando em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Educação Tecnológica (UFPE), Márcio Andrade, que vai abordar curtas e longas brasileiros como ponto de partida para  traçar provocações entre obra e público. Além de textos, os participantes produzirão também podcastsvideocasts, que serão publicados posteriormente na internet. No total, serão 40 horas de aula, com direito a certificado.


F(r)icções – Workshop de Crítica Cinematográfica Multimídia terá, no Recife, parceria com o Porto Digital, que abrigará as turmas do curso. “A parceria com esse polo de tecnologia reconhecido nacional e internacionalmente visa profissionalizar ainda mais a produção de conteúdo para internet no estado de Pernambuco, colaborando para que o workshop atinja ainda mais seus objetivos”, afirma Márcio Andrade.

A segunda edição da oficina aconteceu em Caruaru, parceria com o Armazém da Criatividade e a Graduação em Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco, e a primeira, durante o 10º Festival de Cinema de Triunfo, no Sertão do Estado. “A experiência de realizar a primeira turma em Triunfo foi bastante rica, tanto por ter criado um vínculo entre o Festival de Cinema de Triunfo, o que gera um interesse orgânico em debater os filmes exibidos, quanto como forma de descentralizar a formação em crítica de cinema, que se encontra cada vez mais rara”, pontua o coordenador do curso.


Sobre Márcio Andrade

Doutorando em Comunicação (UERJ) e Mestre em Educação Tecnológica (UFPE), autor do livro Autobiografias do Outro – Camadas de Selfies em Documentários Pernambucanos (2015), editado pela Combo Multimídia e incentivado pelo Funcultura. Além disso,  publicou artigos em revistas acadêmicas como Revista Doc-Online (UBI – Portugal), Cambiassu (UFMA), Rumores (ECA-USP) e Fronteiras Estudos Midiáticos (Unisinos).

Na produção de conteúdo multimídia, colaborou com críticas e podcasts ligados a cinema para o site Zona Crítica e coordena o Quarta Parede, revista digital sobre artes cênicas. Além disso, já atuou como roteirista e produtor multimídia em projetos da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), do Centro Tecnológico de Cultura Digital (CTCD/ITEP), Universidade Federal Rural de Pernambuco (EADTec / UFRPE); e como educador e pesquisador em programas de extensão da UFPE.

Na área de formação, vem ministrando as oficinas Ponto de Virada – Escrita Criativa para Roteiro de Ficção (realizada no 17º FestCine) e Divulgue Quanto Puder – Oficina de Comunicação Multimídia (no 25º FIG), alinhavando essas vivências com seus projetos de pesquisa.


Sobre a Combo Multimídia

Fundada em 2015 por Márcio Andrade, a produtora atua nos eixos de Produção, Formação e Pesquisa. No eixo de Produção, vem investindo no nicho de produção de conteúdo para internet – mais especificamente com o site Quarta Parede, que publica entrevistas, críticas, podcasts e videocasts relacionado às artes cênicas –, além de iniciar a produção Aventurama, programa radiofônico seriado infanto-juvenil a ser lançado em 2019 (ambos com incentivo do Funcultura) no formato de podcast, e de curtas-metragens como Preces Fora do Armário (com patrocínio do Canal Futura) e Las Mariposas (que entrará em produção em 2019, com incentivo do Funcultura).

No eixo de Formação, a produtora já vem realizando as oficinas Ponto de Virada – Escrita Criativa para Roteiro de Ficção (realizada no 17º FestCine) e Divulgue Quanto Puder – Oficina de Comunicação Multimídia (no 25º FIG) e se prepara para a realização de F(r)icções – Workshop de Crítica Cinematográfica Multimídia e Videografias Contemporâneas – Laboratório de Social Video (ambos com incentivo do Funcultura).

E, no eixo de Pesquisa, a produtora deu início com a publicação do livro Autobiografias do Outro – Camadas de Selfies em Documentários Pernambucanos (2015) e, em 2019, iniciará a pesquisa para o livro Imagens de Violências e (R)Existência, com incentivo do Funcultura.


SERVIÇO
O Quê? F(r)icções – Workshop de Crítica Cinematográfica Multimídia
Quando? 28 de janeiro a 1º de fevereiro e de 4 a 8 de fevereiro de 2019 | 18h as 21h
Quanto? Gratuito
Carga Horária? 40h
Onde? Porto Digital (Rua do Apolo, 235 – Bairro do Recife | Entrada pela Rua do Observatório)
Inscrições? Formulário online (Acesse AQUI)

Imagem – Roberto Fernandes
Fonte: www.combomultimidia.com

COMPARTILHAR

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here