Novo edital para Cidades Inteligentes deve ser lançado até novembro.

0

 

Novo edital para Cidades Inteligentes deve ser lançado até novembro
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações vai liderar a iniciativa
por Redação 14/09/2018.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) deve lançar um edital para Cidades Inteligentes até novembro, afirmou Luis Ramos, Secretaria de Telecomunicações do Departamento de Inclusão Digital do Ministério, durante o 6º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, realizado em Ponta Grossa (PR).

O foco da iniciativa é resolver um dos principais gargalos das Prefeituras quando o assunto é captação de recursos: a elaboração dos projetos.

Ramos explicou que o apoio técnico envolverá desde a montagem do projeto, licitação, tomada de preço e acompanhamento da implantação. Ele comentou que, agora, existe a possibilidade de trabalhar com financiamentos via bancos de desenvolvimento, como o BNDES, financiamentos internacionais ou com recursos próprios, caso o município tenha.

“Essa nova etapa é mais um dos caminhos, entendendo isso como uma infraestrutura de base bastante eficiente para que o município possa em seguida não só colocar os aplicativos de governo eletrônico, que é um passo muito importante, mas também colocar serviços de cidade inteligente como sensores, fazendo uso dessa camada de comunicação”, disse Ramos.

Na prática

Palmeira, no Paraná, é um dos municípios que vem investindo em tecnologia para melhorar seus processos. Com recursos na ordem de R$ 5 milhões, oriundos do Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT), o prefeito Edir Havrechaki contou que diversas ações estão sendo executadas na cidade de 33 mil habitantes, melhorando também a arrecadação municipal. “Foi a primeira ação do PMAT. O georreferenciamento identificou aproximadamente oito mil imóveis e desses quase que 55% deles estavam em discrepância com o nosso cadastro. Em Palmeira fazia mais de 15 anos que não havia uma revisão da nossa planta”, disse o prefeito.

Fonte: www.computerworld.com.br

Veja também

COMPARTILHAR

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here