Empreendedorismo feminino

0

por Giana Milani e Robson Hermes 05/02/2019.

O projeto SHE tem lançamento confirmado para 8 de março, em Nashville.

Gaúchas criam plataforma para incentivar empreendedorismo.

Duas amigas gaúchas que moram no exterior desenvolveram uma plataforma on-line para conectar mulheres ao redor do mundo que queiram falar sobre carreira. O projeto é baseado em três pilares: carreira dentro de corporações, empreendedorismo e projetos liderados por mulheres.
Clavia Castilhos, que mora no Canadá, é uma das criadoras – FOTO: /LUIZA PRADO/JC.
Batizada de SHE-The Project (ela, em inglês), a criação da designer de produtos Clavia Castilhos, 36 anos, e da fotógrafa Nanda Santos, 31, promete integrar as participantes e dar voz aos projetos encabeçados por elas. A sigla deriva de três palavras na língua inglesa: support (suporte), help (ajuda) e empower (empoderar). Além de um site, que ainda será lançado, a SHE possui uma conta no Instagram (@she.theproject).
A experiência pessoal das amigas foi fundamental para o surgimento da SHE. Nanda mora no Tennessee, nos Estados Unidos, e trabalha com arranjos de flores para eventos. É também formada em Business e Psicologia no exterior. Clavia fixou residência em Toronto, no Canadá, onde estuda sustentabilidade em moda e pretende abrir o próprio negócio na área. Ela destaca que a região tem como diretriz o estímulo ao empreendedorismo.
“Estamos falando de um país de primeiro mundo. Os problemas são diferentes dos nossos, mas o incentivo no exterior é muito forte”
Clavia já teve uma experiência como empreendedora. Tocava, ao lado do pai, a camisaria Santo Luxo, em Porto Alegre. A gaúcha, assim como a colega Nanda, queria falar sobre a temática para trocar informações com outras mulheres.
“Notamos que era difícil desenvolver um networking de empreendedoras que pudessem compartilhar dicas”, pontua. Com um ano e meio de atividades, a Santo Luxo colhia bons frutos. Porém, com o falecimento do pai, Clavia perdeu a vontade de continuar. “Não tinha como continuar sem ele. Todos os cantos de Porto Alegre me lembram”, emociona-se.
A designer de moda viu em iniciativas de outras mulheres líderes uma motivação. E é essa mesma sensação que espera despertar pela plataforma. O canal já tem empreendedoras do Brasil e algumas parceiras na América do Norte e Europa. 
O lançamento oficial está previsto para o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, em Nashville. Na evento, haverá uma exposição multissensorial e de Fotografia Fine Art com fotos das representantes do movimento, de autoria da Nanda.
COMPARTILHAR

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here