Festas Juninas podem ser reconhecidas como manifestação da cultura nacional

0
Festejos juninos. Foto: Robson Vasconcelos/Agência Brasil

O Projeto de Lei – PL nº 943/2019 reconhece as Festas Juninas como manifestação da cultura nacional. A Deputada Federal Lídice da Mata (PSB-BA) foi a relatora da proposta na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados e teve o parecer favorável aprovado, por unanimidade, pelo colegiado nesta terça-feira (18/6).

Em seu relatório, Lídice destacou a importância dos festejos juninos principalmente para a região Nordeste e exemplificou como esta tradição cultural oferece oportunidades de desenvolvimento social e econômico para a população.

“Durante o São João, o Brasil encontra suas raízes mais caras e profundas, quando sua gente faz transbordar o que há de mais bonito e alegre em suas almas. É quando o Brasil fica um pouco mais brasileiro. E, do ponto de vista econômico, este é um dos eventos que mais movimenta a economia do Nordeste, contribuindo para a geração de emprego e renda e, em consequência, propiciando maior inclusão social”.
Deputada Federal Lídice da Mata (PSB-BA)

Lídice lembra que, em 2014, quando senadora, recomendou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) proposta de reconhecimento da Festa de São João como Patrimônio Cultural brasileiro.

Com informações da Ascom Deputada Lídice da Mata

 

COMPARTILHAR

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here