Curso de formação de Gestores Públicos e Agentes Culturais

0

Economia Criativa – de modismo a estratégia de desenvolvimento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conceitos – chave da disciplina

Commodities – mercadorias com características uniformes, não diferenciais, produzidas em larga escala e negociadas no mercado global (e.g. minérios, gêneros agrícolas, carne).
Desenvolvimento – expansão de liberdade de escolhas (conforme o economista Amartya Sen).
Propriedade Intelectual – segundo definição da Biblioteca Nacional, “Propriedade Intelectual protege as criações intelectuais, facultando aos seus titulares direitos econômicos os quais ditam a forma de comercialização, circulação, utilização e produção dos bens intelectuais ou dos produtos e serviços que incorporam tais criações intelectuais. A Propriedade Intelectual lida com os direitos de propriedade das coisas intangíveis oriundas das inovações e criações da mente humana. Ela engloba os Direitos Autorais os Cultivares (obtenções vegetais ou variedades vegetais) e a Propriedade Industrial (patentes, desenhos e modelos industriais, marcas, nomes e designações empresarias, indicações geográficas, proteção contra a concorrência desleal).” (www.bn.br)
Economia – ciência que estuda os processos de produção, distribuição e consumo de bens e serviços, com vistas à qualidade de vida da sociedade.
Economia da cultura – disciplina da economia voltada às relações de produção, distribuição e consumo de bens e serviços culturais.
Estudo de cadeia – estudo que relaciona (ou seja, encadeia) o produto ou serviço final às várias etapas de sua produção, incluindo as diretamente relacionadas e as de apoio (indiretamente relacionadas).
Indústrias criativas – setores da economia que mais se distinguem pela carga de criatividade.
Inovação – criatividade posta em prática, gerando produtos, serviços e propostas entendidas como de valor.
Valor agregado – diferença entre o valor do produto ou serviço final e o valor de seus insumos utilizados para sua produção.

 

Download “economiacriativa.pdf” economiacriativa.pdf – Baixado 42 vezes – 1 MB

 

COMPARTILHAR

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here