Cidades criativas: vocação e desenvolvimento

0

Esta publicação busca cumprir o objetivo de servir de referência e subsídio para pesquisadores, professores e gestores envolvidos com o desenvolvimento de cidades e regiões. Visto que refletir sobre as cidades criativas em suas diferentes perspectivas servirá para compreender os papéis e as responsabilidades individuais e coletivas, públicas e privadas no desenvolvimento de novos ambientes urbanos mais conectados aos recursos e insumos locais que possam ser geradores de novas oportunidades aos cidadãos, com vistas a melhoria da qualidade de vida.

Este livro está estruturado em duas partes compostas de capítulos e apresenta a temática das cidades criativas a partir de uma perspectiva conceitual, no intuito de compreender as cidades como lugares para se viver, no mais amplo sentido. Para tanto, busca no saber de diferentes estudiosos explicar as dinâmicas cotidianas pós-industriais das cidades e encontrar soluções para os problemas, bem como em novas alternativas que surgem com a era do conhecimento. Também são apresentados subsídios conceituais para os termos vocação e tradição criativa como elementos fundamentais de uma cidade criativa. Além de explicar o desenvolvimento socioeconômico, a diversidade cultural, a sustentabilidade, a inovação e a inclusão, entendidos como aspectos inerentes às cidades criativas.

Em seguida é apresentada a Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO e explicado o seu propósito de contribuir para acelerar o desenvolvimento das cidades membro. Traz as cinco cidades criativas brasileiras da UNESCO, eleitas até 2016, como segue: Florianópolis/SC – Cidade Criativa da Gastronomia; Curitiba/PR – Cidade Criativa do Design Santos/SP – Cidade Criativa do Cinema; Belém/PA – Cidade Criativa da Gastronomia; Salvador/BA – Cidade Criativa da Música.

“Este livro é parte de um processo amplo de reflexão sobre as cidades criativas e reúne o conhecimento resultante de projeto de pesquisa em andamento na Universidade Feevale, intitulado Cidades Criativas e Turismo: análise das dinâmicas de produção e consumo turístico e seu reflexo no desenvolvimento, que teve fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.
Esta obra constitui-se em um importante material no processo de produção de conhecimentos, pois aprofunda algumas constatações iniciais do debate em curso sobre as cidades criativas e sua relação com o desenvolvimento. Também, responde a algumas demandas de fundamentação das práticas e das ações público-privadas que podem resultar no desenvolvimento das cidades.”

COMPARTILHAR

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here