ARTESANATO E TURISMO.

0

por redação Socialismo Criativo em 10/01/2019.

Salão de Artesanato do Paraíba aproveita o potencial criativo como estratégia para a economia.

Até o dia 13 de janeiro, estará aberto ao público o 29º Salão de Artesanato do Paraíba, realizado em João Pessoa. Com o tema “O Artesanato – a economia criativa do turismo”, o evento chama a atenção para a importância das produções artesanais na economia de muitos municípios.

O-couro-da-cidade-Cabaceiras-é-uma-das-atrações-do-evento-em-João-Pessoa.

Para a realização do salão, foram reunidos, diretamente, cerca de 400 artesãos, entretanto outros mais de 2.000 estão envolvidos indiretamente através de trabalhos de associações e cooperativas. O evento concentrou em João Pessoa o trabalho produzido em 76 municípios paraibanos com peças como brinquedos populares, produtos confeccionados em couro, cerâmica, algodão, metal, osso e madeira, entre outras tipologias.

Nessa edição, a cidade Cabaceiras, localizada na região do Cariri, foi homenageada por se destacar na atuação no turismo e, sobretudo, por seu artesanato – com foco nos trabalhos com couro –, fonte de renda para os moradores do município batizado de “Roliúde Nordestina”. A alcunha teve origem porque o local serviu de cenário para filmes e minisséries exibidos em rede nacional.

O evento foi, estrategicamente, aberto no dia 18 de dezembro de 2018 para aproveitar o movimento das festividades de final de ano e o início do verão, quando o turismo fica aquecido. “A realização do Salão do Artesanato neste período significa sempre boas vendas, já que a época é muito propícia a presentes”, disse a gestora do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Lu Maia.

Barro, couro e outros materiais são utilizados para produção das peças expostas no evento

O 29º Salão de Artesanato do Paraíba está sendo realizado no Espaço Cultural José Lins do Rêgo (Rua Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho, João Pessoa). O evento, que tem entrada gratuita, oferece, ainda, programação cultural, palestras e oficinas sobre empreendedorismo.

COMPARTILHAR

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here