Brasil é o primeiro país da América Latina a receber evento “Cidades Criativas”

0

por redação Socialismo Criativo em 24/08/2018.

Pela primeira vez, uma cidade na América Latina e Caribe receberá o encontro de Cidades Criativas da Unesco: Santos, no interior de São Paulo. O evento é promovido anualmente e a edição que vem ao Brasil, em 2020, tem previsão para ser realizada no mês de junho. Sob o tema “Criatividade, caminho para a igualdade”, terá como objetivo provocar as reflexões sobre o poder da criatividade e da cultura no desenvolvimento da sociedade.

Foi na Polônia onde os representantes de cerca de 100 países do grupo elegeram, com 44 votos, Santos para sediar o evento. O município paulista, que já faz parte da lista de Cidades Criativas da Unesco na categoria cinema, disputou a eleição final com duas cidades: Belém, a capital paraense, e a cidade mexicana Pueblo.

Desde já, a Prefeitura Municipal de Santos deve criar uma comissão para criar, a partir de levantamento junto a diversos segmentos da cidade, termo de compromisso para Unesco. Um dos pontos positivos da ação da Unesco no município é que, com uma mais visibilidade, Santos pode ter maiores possibilidades de acessos a linhas de recursos e financiamentos, otimizando projetos já existentes e oportunizando a criação de novos.

Santos, que, desde 2015, tem compromisso com a Unesco por compor a lista de Cidades Criativas, possui cinco vilas criativas: Vila Nova, Vila Progresso, São Bento, Caruara e Rádio Clube. Além destas, inaugurará, brevemente, mais uma no Morro da Penha..

Criada em 2004, a UCCN promove a cooperação internacional entre as cidades que reconheceram a criatividade como uma direção estratégica e um impulsionador para a regeneração e o desenvolvimento urbano sustentável.

Fonte:http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/the_2017_call_for_applications_for_the_unesco_creative_citie/

Veja também

COMPARTILHAR

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here