23ª edição da Revista Observatório, tema Economia da Cultura: Estatísticas e Indicadores para o Desenvolvimento

0

Autor: Observatório Itaú Cultural
Nota: A 23ª edição da Revista Observatório trás o tema, Economia da Cultura: Estatísticas e Indicadores para o Desenvolvimento, que demarca a importância da produção de estatísticas e indicadores culturais para o desenvolvimento do campo da Economia da Cultura, ao mesmo tempo que sublinha os limites dos números para mensurar o valor da cultura na vida da sociedade e dos indivíduos.

Com edição do professor e pesquisador Leandro Valiati, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a publicação traz um compêndio de iniciativas consolidadas nacionais e internacionais de construção de sistemas de informação e Contas-Satélites de Cultura. Aponta ainda os desafios e os caminhos para o avanço desse tema no Brasil.

A atual edição da revista está estruturada a partir de dois objetivos centrais, aos quais aderem textos de alta qualidade trazidos por renomados profissionais e pensadores nacionais e internacionais.

O primeiro objetivo é contextualizar indicadores e estatísticas culturais como ferramentas para o desenvolvimento, produzindo reflexões sobre o papel da economia da cultura na conjuntura e suas relações com política cultural e produção acadêmica/técnica de indicadores e informações, enfatizando as potencialidades de uma gestão moderna e por resultados para o setor cultural.

O segundo objetivo da revista passa pela descrição e análise de paradigmas e experiências nacionais e internacionais, relatando iniciativas consolidadas em sistemas de informação e gestão de economia da cultura a partir de indicadores, com ênfase nas Contas-Satélites de Cultura, mas também com espaço importante para o relato de sistemas alternativos de informações culturais diante de desafios contemporâneos.

Para baixar o arquivo preencha o formulário abaixo:

Veja também

COMPARTILHAR

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here